Rotaract

O que é Rotaract?

● Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional;

● Difundir o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;

● Reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidade para servir a sociedade;

● Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional;

● Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo;

● Propiciar oportunidades para atividades pessoais e em grupo com o objetivo de servir a comunidade e promover a boa vontade e a compreensão internacional;

Estes são os objetivos de um programa relativamente recente, mas que se desenvolveu muito rapidamente. No início dos anos 60, Rotary Clubs de todo o mundo começaram a patrocinar grupos de jovens universitários, como uma atividade da Avenida dos Serviços à Comunidade. Em 1968, reconhecendo a importância dessa atividade, o conselho diretor e o presidente do Rotary International (RI) em 1967-68, Luther Hodges, aprovaram o Rotaract como um programa oficial do RI. O primeiro clube a ser admitido oficialmente foi o Rotaract Club de North Charlotte, na Carolina do Norte, EUA.

Depois de várias décadas, o Rotaract tornou-se uma dinâmica associação internacional de clubes de prestação de serviços, presente em 120 países e áreas geográficas, com mais de 130.000 sócios em 6.000 clubes. O quadro social dos Rotaract Clubs é integrado por jovens de ambos os sexos, de 18 a 30 anos, interessados em servir suas comunidades, ampliar suas amizades e contatos profissionais, e incrementar seu entendimento do mundo.

Rotaract Clubs são parte de um esforço global em prol da paz e compreensão mundial que inicia-se nas comunidades mas tem um alcance ilimitado. Os rotaractianos têm acesso a numerosos recursos do Rotary International e da Fundação Rotária. O Rotary International fornece apoio administrativo ao Rotaract. Afinal, os jovens de hoje serão os pais, profissionais e líderes comunitários de amanhã. Com a ajuda de programas como o Rotaract, eles podem desenvolver as habilidades necessárias para tornar-se membros responsáveis e produtivos da sociedade. Os Rotary Clubs devem participar da construção do futuro ajudando as novas gerações a explorar seus talentos, desenvolver novas habilidades e preparar-se par os desafios do amanhã. O Rotaract pode ajudar os jovens a preparar-se para o futuro.

Atuação

Os Rotaract Clubs implementam uma variedade de projetos e atividades, dependendo principalmente do interesse dos seus sócios. Há, entretanto, três tipos de atividades que todos os clubes devem implementar: desenvolvimento profissional, desenvolvimento de liderança e projetos de prestação de serviços. Atividades nessas três áreas asseguram um programa equilibrado, bem como oportunidades para o desenvolvimento pessoal de cada sócio.

Desenvolvimento Profissional
As atividades do club relacionadas a desenvolvimento profissional devem ampliar o entendimento dos sócios acerca do mercado de trabalho e das oportunidades profissionais na comunidade. Devem destacar o papel do rotaractiano no desenvolvimento econômico da comunidade e ilustrar como as técnicas desenvolvidas através de projetos de prestação de serviços podem ajudar a resolver problemas no local de trabalho.

Desenvolvimento de Liderança
As atividades de desenvolvimento de liderança visam ensinar os sócios a tornarem-se melhores líderes em sua vida pessoal, bem como ajudá-los a desenvolver clubes ativos, com projetos relevantes de prestação de serviços.

Projetos de Prestação de Serviços
“Dar de Si Antes de Pensar em Si” é o princípio-guia do Rotary. Os projetos de prestação de serviços do Rotaract devem ter como objetivo uma melhor qualidade de vida para os membros da comunidade local e mundial. Tais projetos costumam procurar soluções para problemas cruciais da atualidade, tais como violência, uso de drogas, Aids, fome, destruição do meio ambiente e analfabetismo. Cada Rotaract Club deve implementar pelo menos dois grandes projetos de prestação de serviços anualmente - um em prol da comunidade local e outro de promoção da compreensão internacional. Cada projeto deve envolver todos ou a maioria dos sócios.

CAPA LIVRO ROTARY200

PODCAST3

Ouça o áudio das palestras apresentadas nas reuniões do Rotary Club de São Paulo

Ouça Podcast

Interact

interact3O Rotary Club de São Paulo patrocina dois Interacts Clubs a saber:

Leia mais...

Rotaract

rotaract3Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional

Leia mais...

Intercâmbio de Jovens

intercambio3Hoje, 150 países e regiões estão envolvidos no Programa de Intercâmbio.

Leia mais...